No Hotel Savana - In the Savana Hotel
No Hotel Savana - In the Savana HotelVIAGEM AO MÉXICO E A CUBA
Na primeira quinzena de Março de 2005, aproveitei uma parte das minhas férias para conhecer mais dois países: o México e Cuba. O México é um país relativamente grande e por isso tive que optar por um dos inúmeros percursos turísticos que a minha agência de viagens, a Agência Abreu,me apresentou.
E assim, tanto podia optar por conhecer o norte, o centro ou o sul da grande nação mexicana. Optei por um percurso de uma semana pelo centro do México, com uma estadia de quatro dias na cidade do México, à qual se seguiu uma viagem de autocarro até à cidade mineira de Taxco, onde jantei e dormi. E por último rumei a caminho da cidade de Acapulco.
Na cidade do México, que, com os seus vinte e quatro milhões de habitantes, é de longe a maior cidade do mundo, fiquei instalado num hotel mesmo no centro da cidade, na Zona Rosa, e circulei de dia e de noite, com inteira segurança, nas ruas adjacentes ao nosso hotel. Aliás, de noite a animação é enorme, há imensas pessoas a passear nas ruas e ouvem-se por todo o lado os melodiosos sons das canções dos mariachis.
Na cidade do México, visitei as duas basílicas da Virgem de Guadalupe, que é a padroeira das Américas, a Catedral Metropolitana, o Palácio do Governo e o Museu Nacional de Antropologia, onde estão expostos os maiores tesouros das civilizações pré-colombianas mexicanas: aztecas, toltecas, maias, etc.
Aproveitei a minha estadia na capital do México para visitar a cidade sagrada de Teotihuacan, onde se situam as pirâmides aztecas do sol e da lua e o templo azteca da serpente emplumada. Nesta importantíssima zona arqueológica, que fica a 43 quilómetros de distância da cidade do México, percorri os labirintos do templo da serpente emplumada e subi às pirâmides do sol e da lua, que têm cada uma a altura aproximada de 63 metros.
Apesar da grande altitude em que se situa a cidade sagrada de Teotihuacan (2300 metros), não tive qualquer dificuldade respiratória nas subidas às pirâmides e nos demais percursos que nela fiz, o que demonstra que, apesar da minha idade, ainda estou em grande forma. A cidade do México situa-se igualmente a grande altitude (2200 metros).
E depois fiz o percurso entre a capital do México e a cidade das minas de prata de Taxco, em pleno planalto alto mexicano, passando por cumes com mais de 3000 mil metros de altitude, num percurso em montanha russa verdadeiramente espectacular. O percurso entre a cidade do México e a cidade de Taxco é na realidade fascinante, pois vemos ao longe os vapores dos vulcões em plena actividade desta região eminentemente sísmica e vulcânica.
A cidade de Acapulco, que se situa na costa do Pacífico, é maravilhosa pelas suas praias, que já foram os paraísos turísticos preferidos dos americanos ricos. Aproveitei a minha estadia de dois dias para nadar na piscina e na praia privativas do hotel onde fiquei hospedado.
De Acapulco voei para Havana, onde estive durante quatro dias. Havana é uma cidade muito bela e os cubanos (e também as cubanas) são gente muito simpática e acolhedora. O centro histórico da cidade, La Habana Vieja está muito bem preservado e foi considerado património mundial pela UNESCO. Outro sítio de que gostei muito foi a baía de Havana, por onde passeámos todos os dias e onde assistimos às festividades do Carnaval cubano. A baía de Havana, com a sua excelente avenida marginal, o admirável Malecon, é sem dúvida uma baía comparável às mais belas baías do mundo.
A minha presença em Cuba terminou com uma estadia de uma semana numa das praias de Varadero, a praia do Hotel Meliá Varadero, que fica a 145 quilómetros a oeste de Havana. A estância balnear de Varadero é uma língua de terra de 19 quilómetros de comprimento e 800 metros de largura e tem inúmeras praias, a maior parte das quais são espaços de lazer privativos dos hotéis de luxo que se espalham por toda esta formosa península inteiramente vocacionada para o turismo.
VIAGEM AO SENEGAL
A minha última viagem no mês de Março foi a Dakar, no Senegal. Aproveitei o fim-de-semana alargado da Páscoa para viajar até um continente que nunca tinha visitado. É curioso que em Dakar também fui encontrar hotéis com praias privativas, à semelhança do que já tinha acontecido em Acapulco, em Cuba e também em Phuket, na Tailândia.
A cidade de Dakar é uma cidade africana típica, com lixo nas ruas, com carros estacionados nos passeios e com vendedores ambulantes por todo o lado, embora tenha uma zona nobre um pouco mais arranjada e mais limpa, onde estão o palácio presidencial, o edifício da Assembleia Nacional, os ministérios e as embaixadas. Enfim, é uma cidade típica do terceiro mundo, embora seja uma cidade tranquila.
Mas os seus hotéis de praia são lugares maravilhosos, onde me apetecia ficar, não apenas os três dias que me restavam em Dakar, mas uma vida inteira: a nadar, a trabalhar para o bronze e a gozar as coisas boas da vida. E ainda dizem que a África é um continente selvagem. Pelo contrário, tem lugares muito civilizados. Na verdade, o turismo que tenho feito ultimamente tem sido um turismo de grande qualidade.
ITINERÁRIO
ANO DE 2005
AGÊNCIA ABREUPROGRAMA ELABORADO
PARA O DR. ANTÓNIO ROCHA
24 FEV. PORTO – MADRID – MÉXICO
Partida 09H05 Chegada 17H45
CIRCUITO DO MÉXICO CLÁSSICO
CIDADE DO MÉXICO - HOTEL NH KRYSTAL ZONA ROSA
TAXCO - HOTEL MONTE TAXCO
ACAPULCO - FIESTA INN ACAPULCO
02 MARÇO
ACAPULCO – MÉXICO – HAVANA
Partida 07H00 Chegada 15H40
HOTEL TRYP HABANA LIVRE
05 MARÇO TRANSFER PARA VARADERO
HOTEL MELIA VARADERO
13 MARÇO TRANSFER PARA HAVANA
13 MARÇO HAVANA – MADRID – PORTO
Partida 00H20 Chegada 16H05
DISTÂNCIA LISBOA -
CIDADE DO MÉXICO - 8700 KMS.
SENEGAL
PÁSCOA DE 2005
HOEL NOVOTEL DAKAR