A ORIGEM DO NOME DO BIG BEN
Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o nome do famoso relógio do Parlamento Inglês, nem tão pouco é o nome da sua torre. É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha a alcunha de Big Ben. Todos os dias, a rádio BBC transmite as badaladas do sino. O sino, fundido por George Mears em 1858, media quase 3 metros de diâmetro e pesava 13, 5 toneladas.
O nome do relógio é Tower Clock, ou Clock Tower, e é muito conhecido pela sua precisão e tamanho. Certa vez uma família de pássaros pousou no seu ponteiro e desregulou o relógio em cinco minutos.
A ORIGEM DO NOME
DA AMÉRICA
E
A ORIGEMDO NOME
DA VENEZUELA
AMÉRICO VESPÚCIO
Américo Vespúcio, Alonso de Ojeda e Juan de la Cosa foram os primeiros navegadores a explorar a costa da Venezuela em 1499. O navegador que dá o seu nome ao continente americano é o italiano Américo Vespúcio. Américo Vespúcio é considerado o grande descobridor da América. Mas isso não tem rigor histórico, pois Cristóvão Colombo foi o primeiro navegador a chegar à América. Américo Vespúcio chegou ao novo mundo alguns anos depois. E assim no dia 24 de Agosto de 1499 Américo Vespúcio e os outros navegadores seus companheiros chegaram ao lugar onde hoje é o Lago de Maracaibo e aí encontraram nativos cujas casas estavam construídas sobre estacas de madeira fixas no referido lago (palafitas). Américo Vespúcio achou aquelas construções semelhantes às da cidade de Veneza e por isso chamou a região de Venezuela, ou seja, pequena Veneza.
Por outro lado, Martin Fernández de Enciso, um geográfo que acompanhava a expedição, afirma na sua obra Summa de Geografia (1519) que junto ao lago existia uma grande rocha plana, em cima da qual havia um povoado indígena conhecido como Veneciuela. Assim, o nome Venezuela até pode ser nativo. No entanto, a primeira versão permanece como a mais divulgada e aceite.
A ORIGEM DO NOME
THE BIG APPLE E DE OUTROS
NOMES DE NOVA IORQUE
Estive duas vezes em Nova Iorque e em ambas as vezes ouvi falar da cidade como sendo The Big Apple (a grande maçã). Mas só muito mais tarde soube a origem do nome The Big Apple e as razões da atribuição deste nome a Nova Iorque.
E as razões são as seguintes. Na decada de 30, uns músicosde jazz usavam o nome de um nightclub do Harlem, The Big Apple, para se referirem a toda a vizinhança. E o nome eventualmente ficou conhecido em toda a cidade. The Big Apple ressurgiu no início da década de 70 e foi utilizada pela Agencia de Convenções e Turismo de Nova Iorque para a promoção do turismo, com grande sucesso.
Mas outros atribuem a origem do nome The Big Apple a uma coluna de corridas de cavalos de um jornal da cidade, o New York Morning Telegraph. A coluna foi escrita por John J. Fitzgerald nos anos trinta, referindo-se às corridas de cavalos de Nova Iorque como corridas arround The Big Apple.
Outros associam o nome The Big Apple a uma prostituta francesa que no início do século passado teria aberto um bordel na Bound Street, em Nova Iorque. Essa prostituta chamava-se Evelyn, em inglês Eve. E daí o nome The Big Apple, pois a maçã é o fruto do pecado, associado à prostituta, ao bordel e à cidade de Nova Iorque.
Jazz, corridas de cavalos e sexo estão na origem do nome The Big Apple. E assim de Nova Iorque se diz que há muitas maçãs, mas só uma grande maçã (there are many apples, but only a big apple).
As ruas e nomes de lugares em Nova Iorque reflectem a nacionalidade de seus colonizadores. Foram os holandeses que fundaram Nova Iorque, a quem deram o nome de Nova Amsterdão. E foram também os holandeses, que deram o nome ao bairro do Harlem, que também é um lugar perto de Amsterdão. E o nome do distrito de Brooklyn tem a sua origem em Breuckelen, uma pequena cidade na região de Utrech.
Quanto À palavra Manhattan evoluiu de Manhatta, nome indígena americano. Com efeito, o distrito de Manhattan foi comprado pelos holandeses aos índios em 1776 por uma ninharia.
Quanto ao Rio Hudson, deve o seu nome a Henry Hudson que lá chegou em 1609 e deu o nome ao rio. Quanto à designação actual da cidade, é uma homenagem ao duque de York, irmão do rei Carlos II de Inglaterra, marido da rainha portuguesa Catarina de Bragança.
A ORIGEM DO NOME
DE LOS ANGELES
LOS AMGELES
A cidade de Los Angeles foi fundada durante a ocupação espanhola. Efectivamente, houve um período de tempo em que os colonizadores espanhóis ocuparam o território em que actualmente se situa o Estado da Califórnia. Seguiram-se os mexicanos, que ocuparam apenas uma parte, a parte sul do actual Estado da Califórnia. Só muito depois, no fim da conquista do Oeste, é que os Estados Unidos invadiram o território e fundaram o respectivo Estado.
Durante a minha viagem pelo Estado da Califórnia, as cidades mais importantes que visitei foram S. Francisco, Los Angeles e Monterey. A cidade de Monterey também é importante, por ter sido a capital da Califórnia durante a ocupação espanhola. Los Angeles á a maior cidade da Califórnia e é uma das maiores cidades dos Estados Unidos. No entanto, não é a capital do Estado, a capita do Estado é Sacramento, uma modesta cidade situada no norte do território.
Quando fiz city tour de Los Angeles, parámos numa pequena igreja, aparentemente sem qualquer importância. Mas o guia disse-nos que o nome de Los Angeles tinha a sua origem naquela igreja. O nome da igreja é o seguinte: IGRJA DE SEÑORA Y DE LOS ANGELES DE PORCIÚNCULA. Ora o nome oficial da cidade é LA CIUDADE DE NUESTRA SEÑORA Y DE LOS ANGELES DE PORCIÚNCULA e derivou precisamente do nome da igreja. LOS ANGELES E LA são abreviaturas do nome oficial da cidade.
AMERICANAS
A América do Norte é uma confederação de estados, em que há uma grande diferença entre os diversos estados. Com efeito, os estados divergem em muitos aspectos e nomeadamente no seu tamanho, havendo estados enormes e estados minúsculos. E é assim que nós fiz uma viagem de autocarro de cerca de mil quilómetros na costa oeste entre S. Francisco e Los Angeles dentro de um único estado, o estado da Califórnia.
Em contrapartida, na viagem que fiz na costa leste entre Nova Iorque e Washington percorri seis estados, os estados de Nova Iorque, Nova Jérsia, Delaware, Pensilvânia, Maryland e Virgínia. E repare-se que a distância que separa Nova Iorque de Washington é menos de metade da distância que separa S. Francisco de Los Angeles.
De uma maneira geral, os estados da costa leste são minúsculos e os estados da costa oeste são enormes. É o caso do estado da Califórnia, mas este estado nem sequer é maior estado da América do Norte. E esse estado também não é o Texas, como muita gente julga. O maior estado da América é o Alasca e é devido a ter comprado esse estado à Rússia que os Estados Unidos são a terceira maior nação em tamanho do mundo, logo a seguir à Federação Russa e ao Canadá
AIORES PAÍSES POR ÁREA
1º - RÚSSIA – mais de 17 milhões de kms. quadrados.
2º - CANADÁ – mais de 9 milhões de kms.quadrados.
3º - ESTADOS UNIDOS – mais de 9 milhões de kms. quadrados.
4º - CHINA – mais de 9 milhões de kms. quadrados.
5º - BRASIL – mais de 8 milhões de kms. quadrados.
6º - AUSTRÁLIA – mais de 7 milhões de kms. quadrados.
7º -ÍNDIA– mais de 3 milhões de kms. quadrados.
8º - ARGENTINA – mais de 2 milhões de kms. quadrados.
9º - CAZAQUISTÃO – mais de 2 milhões de kms. quadrados.
10º - SUDÃO– mais de 2 milhões de kms. quadrados.
11º - ARGÉLIA – mais de 2 milhões de kms. quadrados.
12º - CONGO – Mais de 2 milhões de kms. quadrados.
13º - GRONELÂNDIA – mais de 2 milhões de kms.quadrados.
14º - ARÁBIA SAUDITA – mais de 2 milhões de kms. quadrados.
MONTEVIDEO,
CAPITAL DO URUGUAI
Montevideo

MONTE VI
Na minha viagem por quase todos os países da América do Sul, com exceção da Colômbia e do Paraguai, um dos países que visitei foi o Uruguai. Com efeito, já há muito tempo que desejava visitar esse país de criadores de gado e principalmente a sua capital, a cidade de MONTEVIDEO. Para esse efeito, aproveitei a minha estadia de vários dias em Buenos Aires para fazer uma visita à cidade de MONTEVIDEO, que fica na outra margem do Rio de la Plata.
A viagem de barco, no buquebus que faz a carreira entre Buenos Aires e Montevideo, demorou três horas, pois o Rio de la Plata tem cem quilómetros de largura, sendo o rio mais largo do mundo. E acresce a circunstância de MONTEVIDEO não ficar no mesmo meridiano de Buenos Aires, fica um pouco mais para leste. Mais ou menos no mesmo meridiano fica Sacramento, uma cidade do Uruguai fundada por portugueses e ainda hoje com uma forte presença portuguesa. Em Buenos Aires tratei logo de reservar um lugar num city tour de MONTEVIDEO.
E assim, quando cheguei a MONTEVIDEO, já tínha um autocarro turístico à minha espera. E foi durante o city tour que a simpática e competente guia me explicou qual a origem do nome de MONTEVIDEO. E a explicação é muito simples. A cidade de MONTEVIDEO tem vários montes (ou colinas) e todos esses montes são designados por um número: MONTE I, MONTE II, etc., etc. Ora um dos montes é o MONTE VI. E foi precisamente quando passei no MONTE VI que a guia me deu a explicação da origem do nome da cidade.
Com efeito, o nome da cidade deriva precisamente desse MONTE VI. Substituindo os algarismos romanos por letras, a palavra MONTE VI contém as sete primeiras letras do nome da cidade. Quanto às três letras finais, DEO, são as iniciais das palavras De Este para Oeste. Isto quer dizer que MONTEVIDEO era nesse tempo apenas um sítio de passagem para oeste, onde se pensava que existiam minas de prata. Mas atualmente já não é assim, hoje Montevideo é uma cidade lindíssima, com belíssimas praias e com belíssimas vistas sobre o Rio de la Plata, onde apetece ficar.
A VINGANÇA DOS INCAS
NA CATEDRAL DE CUSCO
A Praça de Amas de Cuco com a catedral
The Praça de Arma of Cusco with the cathedral
Cusco foi a capital incontestável do imenso império inca e ainda hoje éa mais genuína cidade inca da América do Sul andina. A palavra Cusco é uma palavra quíchua (língua inca) que significa o umbigo do mundo. Cusco é uma cidade perfeita que os invasores espanhóis descaracterizaram um pouco, sem no entanto a desfigurarem totalmente.
Foi a capital incontestável do imenso império inca e ainda hoje conserva o essencial da sua forma urbanística antiga. Então a sua Praça de Armas, com a característica forma de um puma, é a melhor prova do génio urbanístico da civilização inca. Os invasores espanhóis, comandados por Francisco Pizarro, destruíram os templos incas que lá encontraram e em seu lugar construíram quatro igrejas cristãs, entre as quais a catedral de Cusco.
E ainda se registou o episódio trágico e caricato da condenação à morte do último imperador inca, Atahualpa, por se ter recusado a converter-se ao cristianismo.E tudo isto aconteceu depois do imperador inca ter oferecido uma quantidade enorme de ouro e de prata aos espanhóis em troca da sua vida e da sua liberdade. Os espanhóis ficaram com o ouro e com a prata, mas mantiveram a condenação de Atahualpa à morte e ainda o obrigaram a batizar-se, para lhe darem uma morte por enforcamento, menos infamante do que a morte pela fogueira a que o tinham primeiramente condenado.
Felizmente que os pintores incas que intervieram na decoração da catedral de Cusco se vingaram, pintando a Virgem Maria com as formas da Pacha Mama, deusa inca da terra e da fertilidade, e pintando Judas com as feições do sanguinário conquistador espanhol Francisco Pizarro. E é claro que o maior valor da cultura e da religião inca acabou por vir ao de cima.
E é por isso mesmo que hoje a Praça de Armas de Cusco, não obstante as suas quatro igrejas, é bela por ser uma praça inca e não por ser uma praça cristã. E na própria catedral de Cusco, que é aliás um dos edifícios mais belos da Praça de Armas, a cultura inca acabou por prevaleder, com Judas ostentando as feiçõess e o corpo de Francisco Pizarro e a Virgem Maria ostentando as feições e o corpo da Pacha Mama.
A ORIGEM DO NOME DAS FILIPINAS
Na velha sidade de Manila intramuros
In the old city of Maanila intranuros
As Filipinas são um país em que a língua oficial é o filipino e a língua estrangeira mais falada é o inglês. No entanto, o nome das Filipinas tem a sua origem em Espanha e na colonização espanhola, cujos vesttígios são aliás ainda bem visíveis na cidade antiga fortificada da capital do país, Manila, a denominada cidade intramuros, que nós visitámos na última viagem que fizemos ao continente asiático.
Com efeito, o nome das Filipinas tem a sua origem no rei Filipe II de Espanha, que também foi rei de Portugal, e deve-se ao facto da descoberta deste enorme país constituído por centenas de ilhaster tido lugar no reinado deste importante rei espanhol, que também foi um dos maiores reis de Portugal.
UM PORTUGUÊS FUNDA E DÁ O NOME A UMA
CIDADE DO CHILE
VIÑA DEL MAR
Em Viña del Mar, com um relógio de flores
In Viñ del Mar, with a flowers watch
A cidade de Viña del Mar é a melhor estância turística do Chile. É muito conhecida em todo o mundo, devido aos seus jardins, ao seu relógio de flores, às suas belas praias e a um festival da canção que nela se realiza regularmente. Fica na costa do Oceano Pacífico, muito perto da cidade portuária de Valparaíso.
A cidade de Viña del Mar deve o seu nome à vinha que um português, José Francisco Vergara, possuía nesse local. A vinha situava-se junto ao mar e por isso o português lhe deu o nome de viña del mar. Depois vieram mais pessoas habitar para o local, que ficou para sempre conhecido como Viña del Mar. Viña del Mar tem na actualidade cerca de trezentos mil habitantes. O português José Francisco Vergara foi a primeira pessoa a viver nesse local e pode portanto considerar-se como o fundador da cidade E foi ele, com a sua vinha, quem deu o nome a Viña del Mar.
HERÓIS NACIONAIS SUL-AMERICANOS
VENEZUELA - SIMON BOLIVAR
EQUADOR - ANTÓNIO JOSÉ DE SUCRE
BOLÍVIA - GENERAL MURILLO
URUGUAI - JOSÉ ARTIGAS
CIDADES INCAS
QUITO (EQUADOR)
CUSCO (PERU)
MACHU PICCHU (PERU)
LA PAZ (BOLÍVIA)
COPACABANA (BOÍIVIA)
DEUSES INCAS
VIRACOCHA - DEUS SUPREMO
DEUS DO SOL
DEUS DA LUA
DEUS DO ARCO-ÍRIS
PACHAMAMA - MÃE-TERRA
TRÊS NÍVEIS
NÍVEL SUPERIOR - VIRACOCHA.
DEUS DO SOL, LUA E ARCO-ÍRIS
NÍVEL MÉDIO - IMPERADOR
NÍVEL INFERIOR - PACHA MAMA
TRAJE DAS MULHERS INCAS
NATIVE WOMEN WEARING
CHAPÉU DE FELTRO
SEMICIRCULAR FELT HAT
XAILE (PONCHO)
SAIA RODADA (WIDE SKIRT)
Em Copacabana, na Bolívia
In Copacabana, in Bolivia
Em Copacabana, com índios aymaras
In Copacabana, withe aymara indians
Na Igreja de Nossa Senora de Copacabana
In the Nossa Senora de Copacabana church
No Lago Titicaca - In the Titicaca Lake
CIDADE DE COPACABANA
NO LAGO TITICACA , NA BOLÍVIA
Copacabana é a principal cidade do do Lago Titicaca na Bolívia, de onde partem os barcos que fazem a visita à Ilha do Sol, uma ilha sagrada dos incas. Está localizada há 3.841 metros acima do nível do mar e a 155 Km, de La Paz. Faz fronteira com o Peru. O nome deriva da expressão "kota kahuana" do dialeto aymara, que significa "vista do lago".Em Copacabana está a igreja de Nossa Senhora de Copacabana, onde se encontra uma das imagens mais adoradas da Virgem Maria na Bolívia. O nosso guia em La Paz disse-nos inclusvamente que há inúmeras peregrinaçõesa a partir de La Paz com o objectivo de pagar promessas à Nossa Senhora de Copacabana.
RIO DE JANEIRO
Na Baía de Guanabara
In the Guanabara Bay
ORIGEM DO NOME DO RIO DE JANEIRO
No dia 20 de janeiro de 1502, dia de São Sebastião, os navegadores portugueses chegaram pela primeira vez ao local onde hoje se situa o Rio de Janeiro. Entraram naturalmente pelo porto e começaram por avistar a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram ao sítio o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, sendo esta a origem do nome da cidade. São Sebastião é uma homenagem ao santo padroeiro do dia da chegada dos navegadores e Rio de Janeiro é uma alusão a um suposto rio que na realidade é a Baía de Guanabara. Claro que o nome foi posto erradamente, pois a Baía de Guanabara não é um rio, é um braço de mar. Mas o nome ficou e o Rio de Janeiro é uma cidade sem rios com o nome de um rio. O núcleo urbano, contudo, só se constituiu passados muitos anos E o município em si só foi fundado em 1565 por Estácio de Sá.
BAÍA DE COPACABANA
Na Baía de Copacabana
In the Copacabana Bay
ORIGEM DO NOME DE
COPACABANANO RIO DE JANEIROO nome da baía de Copacabana, no Rio de Janeiro, tem a sua origem no nome da cidade de Copacabana, na Bolívia. Copacabana é a principal cidade do Lago Titicaca, na Bolívia, de onde patem os barcos que fazem a visita à Isla del Sol, uma ilha sagrada dos Incas. Está localizada a 3.841 metros acima do nível do mar e a 155 Km, de La Paz. Faz fronteira com o Peru.O nome deriva da expressão kota kahuana do dialeto Aymara, que significa "vista do lago".Em Copacabana está a igreja de Nossa Senhora de Copacabana, onde se encontra uma das imagens mais adoradas da Virgem Maria.No século XIX uma réplica da imagem da Virgem Maria foi levada para o Rio de Janeiro, no Brasil, onde foi criada uma pequena igreja para a Nossa Senhora de Copacabana, construída por comerciantes espanhóis. O nome da igreja de Nossa Senhora de Copacabana foi-se difundindo e acabou dando o nome ao bairro de Copacabana. E também deu o nome à rua paralela à Avenida Atlântica, que se chama precisamene Rua de Nossa Senhora de Copacabana.