7/11/2013

CRUZEIRO TRANSATLÂNTICO LISBOA-BRASIL

MAPA DO CRUZEIRO

O NAVIO VISION OF THE SEAS
O NAVIO NO PORTO DE TENERIFE NO RESTAURANTE AQUARIUS
COM A BRASILEIRA CRISTINA COM A CRISTINA
NO RESTAURANTE AQUARIUS COM AS BRASILEYRAS
MARÍLIA E CRISTINA E COM O CORONEL POLICARPO
NO RESTAURANTE AQUARIUS COM OS MESMOS
E COM OS EMPREGADOS DE MESA
COM A ÁRVORE DE NATAL DO NAVIO
NA ÁREA DAS PISCINAS, NO 9º DECK
NO PERCURSO DE JOGGING

LAS PALMAS
A CATEDRAL DE LAS PALMAS


COM PORTUGUSAS, À ENTRADA DA CATEDRAL
EM LAS PALMAS

EM LAS PALMAS

TENERIFE



EM TENERIFE, COM UMA AMIGA
EM TENERIFE , COM A CIDADE DE SANTA CRUZ
E O MONTE TEIDE (3718 METROS) EM FUNDO

EM TENERIFE
EM TENERIFE COM A ISABEL
UMA CASA BONITA
EM TENERIFE COM O ARAÚJO
EM TENERIFE

O NAVIO À SAÍDA DE TENERIFE
CINCO DIAS DE NAVEGAÇÃO

O NAVIO À PASSAGEM POR CABO VERDE
A PASSAGEM PELA LINHA DO EQUADOR
CERTIFICADA PELO CAPITÃO DO NAVIO


OLINDA E RECIFE




CASA DA CULTURA DO RECIFE NA ANTIGA PRISÃO
NA CASA DA CULTURA ATRÁS DAS GRADES

NA CASA DA CULTURA TELEFONANDO
PARA O RIO À GAROTA DE IPANEMA
NA CASA DA CULTURA O CÉLEBRE BANDIDO LAMPIÃO,
CANGACEIRO MUITO PARECIDO CONNOSCO

NUM PARQUE DO RECIFE
NO PARQUE, À SOMBRA DE UM EMBOMDEIRO,
COM A ENCANTADORA GUIA GIGI

A SÉ DE OLINDA
NO MIRADOURO DE OLINDA
O NAVIO À SAÍDA DO RECIFE



SALVADOR DA BAHIA


NO FAROLDA BARRA
NA ESTÁTUA DE HOMENAGEM AO NEGRO
NO TERREIRO DE JESUS COM A IGREJA
DE SÃO FRANCISCO EM FUNDO

NO INTERIOR DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO
A CAMINHO DO LARGO DO PELOURINHO,
COM UMA GAROTA BAIANA

NO MESMO SÍTIO, COM OUTRA GAROTA BAIANA

NUMA LOJA COM DUAS GAROTAS BAIANAS,
QUE DISSERAM QUE EU ERA UM BISCOITINHO.
GAROTAS BOAS DEMAIS, COMO SE DIZ NO BRASIL.


NO LARGO DO PELOURINHO


JUNTO AO ELEVADOR LACERDA,
O MAIS VELHO ELEVADOR DO BRASIL

O NAVIO À SAÍDA DO PORTO DE SALVADOR



RIO DE JANEIRO



NO BONDE PARA O MORRO DO CORCOVADO
COM O CORONEL DANIEL POLICARPO

VISTAS DO RIO NO MORRO DO CORCOVADO
VISTAS DO RIO NO MORRO DO CORCOVADO
VISTAS DO RIO NO MORRO DO CORCOVADO
NO MORRO COM O CRISTO DO CORCOVADO

O NAVIO NA BAÍA DE GUANABARA
COM UMA FAVELA EM FUNDO


UM PLANO APROXIMADO DA IMAGEM ANTERIOR
O NAVIO NA BAÍA DE GUANABARA
COM A PONTE RIO-NITERÓI

CRUZEIRO TRANSATLÂNTICO LISBOA-BRASIL
O cruzeiro que fiz na primeira quinzena de Dezembro do ano de 2010 foi o neu primeiro cruzeiro transatlântico. Já tinha feito três cruzeiros nas Caraíbas e um cruzeiro no Mar Báltico. Mas nunca tinha atravessado o Oceano Atlântico de leste para oeste, tal como o fizeram Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral. Aliás, a minha rota foi muito semelhante à de Pedro Álvares Cabral, com a diferença de eu ter atracado no Recife, enquanto Pedro Álvares Cabral atracou em Porto Seguro, que não é muito longe do Recife.
Foi uma viagem muito cómoda, pois o navio partiu de Lisboa e não foi preciso portanto ir de avião até ao local da partida, como aconteceu nos nossos anteriores cruzeiros. Só é pena que partam tão poucos cruzeiros de Lisboa, pois a capital portuguesa tem um porto enorme, tem portanto todas as condições para ser um ponto de partida privilegiado de cruzeiros. Parece, no entanto, que isto vai ser uma realidade num futuro muito próximo, pois as entidades responsáveis portuguesas pensam construir um terminal de cruzeiros no porto de Lisboa.
O navio em que viajámos, The Vision of the Seas, é um excelente navio da Royal Caribbean. É um navio de grande tonelagem, com capacidade para transportar mais de 2500 pessoas. A maior parte dos passageiros que iam no navio eram brasileiros, com um total de 752 pessoas. E logo a seguir vinham os portugueses, com um total de 403 pessoas. Isto quer dizer que viajavam no navio 1155 pessoas a falar a língua portuguesa. Este facto causou-nos uma imensa alegria, pois com tanta gente a falar a língua de Camões, de Pessoa e de Jorge Amado sentimo-nos logo em casa. Muitos dos brasileiros regressavam ao Brasil depois de terem estado a trabalhar durante alguns anos em Portugal. Outros brasileiros eram apenas turistas. E havia brasileiros que eram turistas e também peregrinos, como o Padre Renato, pároco de Minas Gerais, que regressava ao Brasil depois de ter feito com os seus paroquianos uma peregrinação a Santiago de Compostela. Conversámos muito com o Padre Renato, ambos deitados nas espreguiçadeiras ou instalados nos jacuzzis, e ficámos a gostar muito deste padre. Mas o sentimento foi recíproco, pois ele também ficou a gostar muito de nós.
Entre os brasileiros que regressavam ao Brasil depois de uma estadia em Portugal havia alguns que levavam consigo trinta e tal malas. E a explicação é simples. É que no Brasil agora é tudo muito mais caro do que em Portugal. Por isso levavam muitas malas cheias de roupa e de outros artigos. É curioso constatar que quando fizemos a nossa primeira viagem ao Brasil, há já sete anos, os portugueses é que levavam a mala vazia para o Brasil e regressavam com ela cheia. Mas nessa altura o Brasil era um país pobre e nós ainda éramos um país sem problemas económicos e financeiros. Além dos brasileiros e dos portugueses também viajavam no navio 249 alemães, 124 norte-americanos e vários passageiros de outras nacionalidades.
Foi uma viagem longa, pois o cruzeiro durou quinze dias, que é o dobro do tempo de um cruzeiro normal. Primeiro visitámos as Canárias e Tenerife. Tenerife é mais bonito do que as Canárias, é uma ilha muito bela. E tem a particularidade de ter a maior montanha de Espanha, o Monte Teide, com 3718 metros de altura. Depois dessas ilhas seguiram-se cinco dias de navegação contínua, em que passámos por Cabo Verde e atravessámos a linha do Equador. À medida que o navio navegava para o sul o calor aumentava e a vida tornava-se mais despida, mais feliz e mais colorida. O tempo também ajudou, pois só esteve mau à saída de Lisboa, com uma tempestade violenta nos dois primeiros dias de navegação. Depois o tempo esteve sempre bom, com um sol esplendoroso cada vez mais quente a aparecer todos os dias.
Das cidades brasileiras que visitámos, que já conhecíamos de anteriores viagens ao país irmão, as primeiras foram Recife e Olinda. Olinda era a cidade onde antigamente viviam os colonizadores portugueses ricos e poderosos e fica no ponto mais alto da área metropolitana do Recife. O seu monumento mais importante é a Sé. Mas a Sé de Olinda é uma igreja pobre e ainda por cima está suja e degradada. Quanto ao Recife, o seu ícone é a Casa da Cultura, que funciona numa antiga prisão. E talvez por isso encontrámos lá, supomos que a cumprir pena, o célebre bandido e cangaceiro Lampião. A ideia de instalar a Casa da Cultura numa antiga prisão é uma ideia interessante, mas a verdade é que a Casa da Cultura do Recife se limita a vender artesanato sem qualidade nas antigas celas.
A cidade brasileira que visitámos a seguir, Salvador da Bahia, é a cidade de Jorge Amado e é cidade não africana mais negra do mundo. É uma cidade muito importante, pois foi a primeira capital do Brasil. E tem um excelente centro histórico. Nesse centro histórico, situam-se duas praças fabulosas, o Terreiro de Jesus e o Largo do Pelourinho. E no Terreiro de Jesus podemos visitar a Igreja de São Francisco, que é sem dúvida a mais bela igreja de todo o nordeste brasileiro.
A última cidade que visitámos foi o Rio de Janeiro. O navio atracou na Baía de Guanabara, mais ou menos no mesmo sítio onde no dia de São Sebastião do mês de Janeiro de 1502 chegaram os primeiros navegadores portugueses, comandados por Gaspar de Lemos, e deram ao local então despovoado o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, por pensarem erradamente que a baía de Guanabara era um rio. Foi a nossa terceira visita à cidade maravilhosa, mas foi a primeira vez que chegámos ao Rio, como os antigos navegantes, pelo mar. E a cidade, cheia de sol, com os seus morros, os seus edifícios, a sua exuberante vegetação, as suas praias tropicais e o seu imenso mar estava bela como sempre. Depois o navio saiu do Rio de Janeiro e rumou para Santos, onde apanhámos um transfer para o aeroporto de São Paulo e aí um avião da TAP para Lisboa. E assim terminava em beleza o nosso primeiro cruzeiro transatlântico, com muitos momentos felizes para agora e sempre recordar.

CRUZEIRO TRANSATLÂNTICOLISBOA,LAS PALMAS, TENERIFE, RECIFE, SALVADOR, RIO DE JANEIRO E SANTOS
NAVIO - VISION OF THE SEASNÚMERO DE PASSAGEIROS - 1794
BRASIL - 752
PORTUGAL - 403
ALEMANHA - 249
ESTADOS UNIDOS - 124
C>MADÁ - 40
GRÃ BRETANHA - 32
ESPANHA - 30
NÚMERO DE TRIPULANTES - 802
TOTAL DE PASSAGEIROS E TRIPULANTES - 2596
COMPANHIA - ROYAL CARIBBEAN
COMPRIMENTO - 279 METROS
DECKS (ANDARES) - 10
VELOCIDADE DE CRUZEIRO - 22 NÓS
DURAÇÃO DO CRUZEIRO - 15 DIAS
PARTIDA DE LISBOA (PORTUGAL) - 30-11-2010
CHEGADA AO BRASIL (RECIFE) - 9 -12-2010
FIM DO CRUZEIRO EM SANTOS (BRASIL) - 14-12-2010
VIAGEM AÉREA SÃO PAULO - LISBOA - 14-12-2010
PREÇO DO CRUZEIRO, TAXAS INCLUÍDAS - 1100 EUROS
PREÇO DA VIAGEM AÉREA NA TAP - 660 EUROS
DISTÂNCIA SÃO PAULO-LISBOA - 8000 KMS.
AGÊNCIA - BERRE LHAS TURISMO, VISEU, PORTUGALPREÇO DAS EXCURSÕES (EM DÓLARES):
LAS PALMAS - 34 TRNERIFE - 44 RECIFE - 54
SALVADOR - 33 RIO DE JANEIRO - 59
PREÇO TOTAL DAS EXCURSÕES-224 EUROS

13 comentários:

Dos Anjos disse...

Adorei o vosso Blogue, parabéns pela disposição.

António Rocha disse...

MEU CARO AMIGO DOS ANJOS

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.
UM ABRAÇO DE
ANTÓNIO ROCHA.

Anónimo disse...

Sr. Antonio,
Quanta energia e bom humor !...

Pretendo fazer o mesmo percurso no retorno desse navio a Lisboa.

Qual o segredo para manter o "alto astral" durante os 15 dias de viagem por mar

Edileusa

António Rocha disse...

AMIGO ANÓNIMO

UMA VIAGEM TRANSATLÂNTICA NUM NAVIO DA ROYAL CARIBBEAN É UMA VIAGEM MARAVILHOSA DE QUE VOCÊ VAI GOSTAR MUITO.
DESEJO-LHE UM ÓPTIMO CRUZEIRO.

ANTÓNIO ROCHA

Anónimo disse...

quanto custo?

António Rocha disse...

MEU CARO AMIGO
O CRUZEIRO CUSTOU 11OO EUROS , MAS DUROU 15 DIAS E INCLUIU LAS PALMAS, TENERIFE, RECIFE, SALVADOR, RIO E SANTOS. O REGRESSO A LISBOA;, NUM VOO SÃO PAULO-LISBOA, CUSTOU 66 EUROS., PREÇO ESPECIAL DA TAPP PARA OS PASSAGEIROS DO NAVIO. TUDO ISTO VEM NO POST DO CRUZEIRO.
DESEJO-LHE UMA BOA VIAGEM. UM GRANDE ABRAÇO.
Marcar como spam

Fernando Baia disse...


Ao ver as primeiras fotos do cruzeiro reconheci logo o Dr. como um dos meus companheiros da viagem. Ao rever as fotos das paragens onde andamos, para surpresa minha também apareço com a minha mulher.
Respeitosos Cumprimentos.

António Rocha disse...

MEU CARO AMIGO FERNANDO BAÍA

FICO MUITO FELIZ POR TER FEITO UM CRUZEIRO MARAVILHOSO COMIGO E AINDA MAIS FELIZ POR APARECER COM A SUA ESPOSA NAS FOTOS QUE PUBLIQUEI.
TAMBÉM FICO MUITO FELIZ POR SER VISITANTE DO MEU BLOGUE.
DESEJO-LHE A SI E À SUA MULHER AS MAIORES FELICIDADES.
SAUDAÇÕES DE ANTÓNIO ROCHA.

neide costa disse...

ADOREI SEU BLOG, GOSTAVA IMENSO DE FAZER UM CRUZEIRO DESTES COM MINHA FAMILIA AO BRASIL, E MAIS A MAIS REVER MINHA TERRA NATAL! OBRIGADO PELAS DICAS, FELICIDADES!
Neide Costa!

António Rocha disse...

NEIDE COSTA

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.

yedamorais disse...

ola boa noite

quero saber se sai algum navio para Salvador Bahia Brasil em janeiro de 2013 e se puder me da as datas de saida e os valores das passagens,sendo 2 adultos e 1 criança de 10 anos.Obrigada.
Meu hotmail para recado. yedamm@hotmail.com

Neide Costa disse...

Olá Sr Antonio.
Mais uma vez volto ao seu blog estive a ver seus comentários e fiquei muito feliz por ver que tinha respondido meu comentário. Quero dizer que estou de partida para o Brasil e vou fazer num cruzeiro se Deus quiser. Beijinhos

António Rocha disse...

NEIDE COSTA

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO. DESEJO-LHE UMA BOA VIAGEM E UM ÓPTIMO CRUZEIRO.