Em Espanha, em Madrid, no Palácio RealIn Spain, in Madrid, in the Royal Palace
Em Madrid, na Praça de EspanhaIn Madrid, in Spain Square
UMA VIAGEM CULTURALMENTE MUITO RICA
A QUATRO CIDADES DA UNIÃO EUROPEIA
Costumamos gozar as férias a que temos direito em três períodos. Reservamos os períodos mais longos para a época de inverno, pois é precisamente nessa época que nos apetece sair da cidade de Viseu, cujos invernos são muito rigorosos, rumo aos países equatoriais, onde é sempre verão, ou rumo aos países do hemisfério sul, onde é verão quando no hemisfério norte é inverno.
Mas reservamos sempre um período, normalmente o mais curto, para visitarmos países que só é possível visitar no verão, pois têm o inverno na mesma altura que o nosso. É esse o caso do Japão e da Coreia do Sul e por isso mesmo tínhamos planeado visitar esses países em meados de Junho. Acresce que estamos a ultimar um livro sobre o Oriente, com o título O Fascínio do Oriente, e tínhamos planeado incluir uma viagem ao Japão e à Coreia do Sul nas crónicas que estamos a seleccionar para esse livro, cuja publicação está prevista para o próximo mês de Novembro e cujas prosas e algumas imagens já podem ser vistos no nosso blogue na Internet.
Mas infelizmente tivemos que desistir dessa viagem, pois os preços que teríamos que pagar pela parte aérea nessa altura do ano eram exorbitantes. Esses preços, com efeito, estavam totalmente inflaccionados, devido á realização, na Alemanha, do campeonato do mundo de futebol. Em sua substituição, optámos por visitar algumas cidades da União Europeia, num plano de viagens que incluiu Amesterdão, Londres, Paris e Madrid.
Já conhecíamos Paris e Madrid, mas fomos lá outra vez, pois gostamos muito dessas cidades. Cidades novas para nós eram portanto Amesterdão e Londres e foi por elas que iniciámos a nossa viagem. Amesterdão é uma cidade cosmopolita de costumes livres, é a São Francisco da Europa, e é também uma cidade de grandes pintores, dos quais os mais importantes são Rembrandt, Van Gogh e Frans Hals.Fomos ao Rijksmuseum e ao Museu Van Gogh e ainda tivemos oportunidade de visitar a casa onde viveu Rembrandt. No Museu Van Gogh, além das telas do genial pintor holandês, tivemos oportunidade de ver uma sensacional exposição temporária de Rembrandt e de Caravaggio, que punha em paralelo alguns quadros desses dois mestres do claro-escuro.
No que respeita a Rembrandt, tivemos o privilégio de contemplar, no Rijksmuseum, a sua obra-prima A Ronda da Noite, que é um dos mais belos quadros de toda a história da pintura. Não há dúvida de que este quadro, visto em reproduções, perde muita da sua força, pois é um quadro enorme, com os protagonistas em tamanho natural, num conjunto realmente espectacular.Ainda por cima, o museu promove uma animação de alguns minutos em relação ao quadro, com trovões, aguaceiros, sons de guerra, etc., etc.
O quadro ocupa uma sala inteira e os visitantes, que são sempre em grande número, podem ver o quadro e a animação sentados numa plateia ou numa bancada. Em Amesterdão, além da visita aos museus, também fizemos um cruzeiro pelos seus canais num barco envidraçado parcialmente aberto e nessa viagem pudemos apreciar o perfil urbanístico muito peculiar da cidade.
De Amesterdão voámos para Londres. Em Londres optámos por visitar os seus sítios mais emblemáticos, viajando no metro londrino, o tube, que é muito barato, pois um bilhete válido para todo o dia (all day ticket) custa apenas cinco libras. E assim visitámos o Palácio de Buckingham, o Palácio e a Abadia de Westminster, a Catedral de São Paulo, a Torre de Londres, a Piccadilly Circus, a Trafalgar Square, o Hyde e o St. James’s Park, etc., etc.
Também andámos no London Eye, que é uma roda panorâmica com trinta e duas cabinas de vidro transparente, com belas vistas para a cidade de Londres. E é claro que também visitámos os principais museus de arte londrinos, a National Gallery, a Tate Britain e o British Museum, que são realmente museus muitíssimo bons, todos com entrada gratuita. Na Tate Britain, tivemos oportunidade de ver uma exposição temporária de Constable, que é um dos pintores paisagistas que nós mais amamos.
De Londres viajámos para Paris num dos comboios que passam por baixo do Canal da Mancha. A última vez que estivemos em Paris foi há cinquenta anos e por isso foi com muita emoção que revisitámos as zonas chiques dos Chmps Elysées, da Praça da Concórdia, do Boulevard des Capucines e da Praça da Ópera. E também revisitámos a zona histórica da Île de la Cité, com a Sainte-Chapelle e a Catedral de Notre Dame, e a zona boémia de Montmartre.
E é claro que também fomos ao Museu do Louvre, ao Centro George Pompidou e ao Musée d’ Orsay, uma antiga gare de caminho de ferro convertida num excelente museu de arte moderna. E também fomos ao Palácio de Versalhes. No Museu do Louvre, que nós já conhecíamos, nota-se um grande entusiasmo pelos quadros de Leonardo, devido ao enorme êxito do Código da Vinci. E o museu, muito inteligentemente, faz a promoção do livro e aconselha os visitantes a verem os quadros de Leonardo.
A Paris seguiu-se Madrid, cidade que visitámos pele terceira vez. Mas desta vez percorremos toda a cidade nos autocarros abertos da Madrid Vision. E ainda nos sobrou tempo para darmos uns passeios na Praça de Espanha, na Gran Via, nas Puertas del Sol e na Plaza Mayor. E assim terminou uma viagem culturalmente muito rica a quatro cidades da União Europeia.
ITINERÁRIO DA VIAGEM
ANO DE 2006
HALCOM
TRAVEL PLAN PARA ODR. ANTÓNIO ROCHA
ANO DE 2006
PARTIDA: 10 DE JUNHO
REGRESSO: 19 de JUNHO
VOO DA IBERIA Nº IB 8721
PARTIDA: PORTO 11H50CHEGADA: MADRID (TERMINAL 4 ) 13H55
LIGAÇÃO NO VOO DA KLM Nº KL 1704
PARTIDA: MADRID ( TERMINAL 1 ) 16H50CHEGADA: AMSTERDAM 19H30
HOTEL EM AMSTERDAM IBIS AMSTERDAM AIRPORTSCHIPHOLWEG, 181AMSTERDAMTEL 00 00 31 20 5025100ESTADIA DE 10/6 A 12/6DIA 12 DE JUNHO
- SEGUNDA-FEIRAVOO DA KLM Nº KL 1009PARTIDA: AMSTERDAM 10H20CHEGADA: LONDRES (HEATHROW) 10H40HOTEL EM LONDRESIBIS LONDON CITY5, COMMERCIAL STREETLONDRESTEL 00 44 20 74228400ESTADIA DE 12/6 A 15/6NO DIA 15 DE JUNHO - QUINTA - FEIRALIGAÇÃO EM COMBOIO RÁPIDO DE LONDRES PARA PARISHOTEL EM PARISHOTEL MERCURE BVD MAGENTA1/3 COUR DE LA FERME SAINT LAZARE, ESQUINA Nº 79BOULEVARD MAGENTA - PARISTEL 00 33 1 48248484ESTADIA DE 15/6 A 18/6DIA 18 DE JUNHO - DOMINGOVOO DA AIR EUROPA Nº UX 1028PARTIDA: PARIS (ORLY-TERMINAL S) 10H50CHEGADA: MADRID (TERMINAL 2) 12H45HOTEL EM MADRIDREGENTEMESONEROS ROMANOS, 9MADRIDTEL. 00 34 915212941ESTADIA DE 18/6 A 19/6DIA 19 DE JUNHO - SEGUNDA FEIRAVOO DA IBERIA Nº IB 8726PARTIDA: MADRID ( TERMINAL 4 ) 19H45CHEGADA: PORTO 19H55
DISTÂNCIA LISBOA - AMESTERDÃO - 2000 KMS.
DISTÂNCIA LISBOA - LONDRES - 1600KMS.
DISTÂNCIA LISBOA - PARIS - 1450 KMS.
DISTÂNCIA LISBOA - MADRID - 500 KMS.