PALÁCIO DO GELO
ASPECTO EXTERIOR - OUTSIE VIEW
BAR DO GELO - MINUS 5 ICE LOUNGE
ESCADAS ROLANES - STAIRS
PISTA DE GELO - IE TRACK
PISCINA OLÍMPICA - OLYMPIC SWIMMING POOL
PALÁCIO DO GELO
A NOVA CATEDRAL DE VISEU
O Palácio do Gelo é uma obra enorme, grandiosa, imponente, espectacular. É um edifício de dez pisos, neste número estando incluídos o cais de descarregamento e arrumos e o piso da zona técnica das piscinas. É um edifício absolutamente fabuloso, tão fabuloso que os nossos olhos se arregalam de espanto perante tamanha visão. É sem dúvida a nova catedral de Viseu. As mais importantes catedrais do mundo inteiro, nas quais incluímos a igreja da Sagrada Família de Barcelona, são obras imensas. Não foram feitas à dimensão do homem, como acontecia na arquitectura grega. As grandes catedrais, com efeito, foram feitas à dimensão de Deus. Essas e outras grandes construções são normalmente pensadas e projectadas por grandes visionários, isto é, por homens que vêem muito para além do imediato e das limitações do momento histórico em que estão inseridos. Em Barcelona, por exemplo, a visão do genial arquitecto Antonio Gaudí ergueu a portentosa apoteose da fé que é a igreja da Sagrada Família e transformou a capital da Catalunha numa das mais belas cidades de Espanha e do mundo. Todos os grandes visionários tiveram um papel determinante no que concerne ao progresso dos povos e das nações. Os grandes visionários não foram apenas pessoas físicas individuais, foram igualmente cidades, comunidades de fé ou até países inteiros unidos por um ideal.
No caso do Palácio do Gelo o grande visionário foi o Eng. Fernando Nunes, dono da empresa Visabeira. Foi esse homem que foi construindo segundo um determinado projecto, foi esse homem que depois mudou de projecto e foi destruindo para construir de novo até tudo ficar de acordo com o plano grandioso que tinha em mente. Foi esse homem que arriscou tudo para tudo ganhar. E o resultado está à vista de todos. Uma obra da qual Viseu e toda a vasta zona que envolve a cidade se vão orgulhar durante muito tempo. É que obras como o Palácio do Gelo só aparecem muito poucas pelo espaço de vários séculos. Uma obra com esta envergadura requer muito dinheiro. Mas nós pensamos que o investimento, que foi de cento e vinte milhões de euros, vai ser totalmente rentabilizado. Para já, temos constatado que a população da zona centro e de parte da zona norte de Portugal está a acorrer em massa ao Palácio do Gelo. E também se dá o caso de quase todas as lojas estarem já arrendadas e se encontrarem em pleno funcionamento. E nós supomos que arrendar quase todas as lojas não foi nada fácil, pois o Palácio do Gelo tem cento e sessenta e quatro lojas. Tudo isto é socialmente e economicamente muitíssimo bom, pois representa um acréscimo de três mil e duzentos postos de trabalho. A área total do Palácio de Gelo é de cento e setenta e cinco mil metros quadrados. Do imenso complexo que é o Palácio do Gelo fazem parte o hipermercado Jumbo, com uma área de onze mil e quinhentos metros quadrados, uma pista de gelo de dimensão média e uma piscina com cinquenta metros de comprimento. Mas não são apenas os atletas as únicas pessoas a obter largos benefícios com uma visita ao Palácio do Gelo. Também os cinéfilos podem satisfazer a sua sede de bons filmes, em seis óptimas salas de cinema da Lusomundo, tendo uma equipamento digital e 3D comercial. E ainda há que destacar un bar do gelo, único no nosso país e havendo apenas seis em todo o mundo. E há também que referir a possibilidade dos visitantes respirarem ar puro em dois enormes terraços no piso da restauração, muito agradáveis nos dias de calor.
Das cento e sessenta e quatro lojas do Palácio do Gelo impõe-se destacar a loja FNAC, que é realmente uma loja fabulosa. A FNAC, com efeito, apostou em grande na cidade de Viseu, de tal maneira que a loja FNAC de Viseu é uma das duas maiores lojas FNAC do nosso país. Mas não é só pelo seu tamanho físico que a loja FNAC de Viseu é uma grande loja. É que a loja FNAC de Viseu está de tal maneira bem abastecida que nós encontramos lá tudo o que é importante em matéria de livros, CDs. DVDs, computadores, jogos, etc., etc. Efectivamente, tudo o que uma pessoa culta pode desejar encontra-se exposto na loja FNAC de Viseu. Nós orgulhamo-nos de ser uma pessoa culta e por isso sentimo-nos muito felizes todas as vezes que vamos à loja FNAC de Viseu. O primeiro dia em que lá estivemos foi mesmo um dos dias mais felizes da nossa vida. Sentimo-nos como uma criança numa loja de brinquedos. A partir de agora, já não precisamos de sair de Viseu para adquirir bens culturalmente valiosos. Culturalmente falando, a loja FNAC é tão importante para Viseu como o Teatro Viriato, por exemplo. E ainda por cima os preços praticados são módicos, podendo ser ainda mais vantajosos para os clientes de bens culturais que possuam o cartão de crédito FNAC.
Estranhamente, não é um pronto-a-vestir a loja âncora do Palácio do Gelo. A loja âncora é a loja FNAC. De tudo isto se conclui que o Palácio do Gelo não é só enorme no seu tamanho e na espectacular dimensão da sua arquitectura, é também enorme na dimensão cultural da sua loja âncora, precisamente a loja FNAC.
2 Comments:
meu caro senhor,
td bem k o edificio é bonito, mas nda comparado á obra e arte que é a Sagrada Família de Barcelona, tanto em termos culturais, como em termos arquictetónicos. (se assim o fosse, a Sagrada Família seria uma obra terminada neste momento)
no seu texto, nota-se claramente k pertence a uma classe de consumismo, marketing e publicidade...
Em resposta ao comentário do anónimo, também entendo que o Palácio do Gelo e a igreja da Sagrada Família de Barcelona não são obras comparáveis.
No meu artigo apenas sublinhei o espírito de arrojo que presidiu a ambas as iniciativas.
António Rocha
Enviar um comentário
<< Home